segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Pó dental

Exibindo po-dental.jpg




Olá pessoal,
O post desta semana é sobre pó dental. Vocês sabem o quão é custoso e trabalhoso encontrar um creme dental 100% vegan já que, a maioria delas usa ou são testadas em animais.
Entre seus possíveis ingredientes de origem animal, temos a glicerina, produto muito encontrado na maioria dos cosméticos.
A glicerina é um sub-produto das fábricas de sabão, as quais utilizam sebo bovino e de outros animais mortos. Sua principal função é a de não deixar que a pasta resseque dentro do tubo (serve como um umectante).
Além deste ingrediente, o laurel e o flúor também têm sido protagonistas de grandes discussões por serem potenciais ativadores de células cancerígenas além de tóxicos.
Em um interessante artigo da revista britânica “The Ecologist”, uma revista de esquerda comumente associada a críticas às políticas ambientais globais, mostra que a toxicidade do fluoreto está tão próxima daquela do arsênio e do chumbo. Segundo ele, somente metade do flúor que ingerimos na água e nas pastas de dente é excretada pelo organismo, sendo que o restante acumula-se no sistema. Uma parte deste flúor estoca-se nos ossos e parte vai para a glândula pineal.
Mas, como podemos fugir de todo este mal? Felizmente existe uma série de alternativas atuais que substituem as pastas, sem deixar seus dentes sujos e o post de hoje é sobre uma das alternativas mais baratas, ecológicas e totalmente livre de crueldade, os pós dentais.
O que de fato limpa nossos dentes é a boa escovação! Escovar os dentes com o auxilio apenas da escova já é o suficiente para a higienização bucal. A pasta de dente apenas proporciona um hálito fresco e ajuda na eliminação de excesso de bactérias dos dentes. Não caiam na história de que o mau hálito é curado com uma pasta de dente mais forte, pois o que causa a halitose não é a falta de creme dental e sim da má alimentação, mastigação e escovação.
No entanto, caso você ainda queira ter um hálito refrescante com um gostinho agradável, procure usar os pós dentais que podem ser comprados ou até feitos em casa, duvida? Aqui vão algumas receitinhas. Pegue o lápis e o papel e anote!

Ingredientes:
50g de pó de juá
20g de cravo da índia
Como fazer
Misture tudo e acrescente água. Guarde.
Você pode também molhar a escova e colocá-la no recipiente com pó. O pó que fica na escova é suficiente para uma escovação. Além disso, o pó seco dura mais.



Ingredientes:
2 colheres de sopa de argila branca super fina
2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
10 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta (100% puro e natural)
Como fazer
Misture os ingredientes sólidos e reserve em um pote pequeno de vidro com tampa. Adicione as 10 gotas de óleo essencial e tampe. Deixe tampado por um dia. Quanto mais velho for o pó, mais gosto e cheiro de hortelã ele terá.



Ingredientes:
Cravo
Óleo essencial de hortelã ou canela
Como fazer
Misture os ingredientes ao seu gosto. Você ainda poderá adicionar o bicarbonato ou até mesmo a argila branca super fina, caso julgue necessário.

Por fim, mantenha sempre seu pó dental em um pote hermeticamente fechado de vidro em temperatura ambiente.
O planeta agradece sua decisão!

Fonte:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário